EDUCAÇÃO, VISUALIDADES E ESPACIALIDADES NO CONTEMPORÂNEO
É com grande alegria que divulgamos e convidamos à leitura do dossiê, publicado na Revista ETD - Educação Temática Digital:
Bem vindos à festa!
"Das autoras e autores: textos e enxames. Algumas e alguns delas/es são de longe, bem longe daqui: Áustria, EUA, Itália, França. Reunidos numa única mesa... de festa! Afinal, capitanear esse dossiê, teve, para nós, o gosto de uma alegre festa, atravessada por muito riso; flertes; escorregões; saltos olvidados sobre airosos banquetes decorados: no início das festas somos ou estamos comportadas/os; bebedeira; e muitos goles de café. As boas conversas desfazem uma organização inicial, fazendo aparecer isso que chega até nós (até o leitor) como dossiê: uma mistura sensível de modos de dizer sobre fazeres"
**
DOS AUTORES:
Professor Doutor de Mídia, Cultura e Comunicação Universidade de Nova York. Nova York - Estados Unidos, EUA www.nicholasmirzoeff.com
Texto publicado:
O DIREITO A OLHAR
Tradução de THE RIGHT TO LOOK
Pesquisadora, tradutora e crítica literária. Red Conceptualismos del Sul - RedCSur - https://redcsur.net
Doutoranda nos departamentos de Teoria da Arte, Estudos Culturais e Prática Artística da Academia de Belas Artes de Viena, com o apoio da CAPES.
Texto publicado:
METAMORFOSE AMBULANTE - A DESIDENTIFICAÇÃO CARNAVALESCA DE NEY MATOGROSSO NA MILITADURA BRASILEIRA
RACHELE BORGHI
Professora do curso de Geografia da Universidade de Paris IV. Sorbonne, Paris.
Texto publicado:
O CORPO INDIGNO
Tradução de Le Corps Indigne
Texto publicado:
RASTROS DE UMA HETEROTOPIA URBANA: O CASO DO PARQUE IBIRAPUERA, SP
ANA PAULA NUNES CHAVES
Professora Adjunta -Departamento de Geografia - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis, SC – Brasil
JULIO GROPPA AQUINO
Professor Titular - Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, SP – Brasil
Doutor em Comunicação e Linguagens. Universidade de Nova Lisboa, UNL, Portugal.
Texto publicado:
IMAGES OF WORLD: FROM THE IMAGES-TRACE TO THE ELECTRO-NUMERICAL SPACE
www.ingridgoncalves.com.br
Texto publicado:
UMA DANÇA DOS CORPOS FÍLMICOS
Bacharela em Gestão de Políticas Públicas - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH, USP.
Mestranda em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, SP – Brasil
VALÉRIA CAZETTA & ANA MARIA HOEPERS PREVE
Texto publicado:
UMA CARTOGRAFIA QUE PODE DANÇAR
VALÉRIA CAZETTA
Doutora em Geografia (Organização do Espaço) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP Rio Claro, SP - Brasil
Professora Doutora da Universidade de São Paulo - USP
São Paulo, SP - Brasil
ANA MARIA HOEPERS PREVE
Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, SP - Brasil
Professora Adjunta - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Florianópolis, SC - Brasil
LUIZ GUILHERME AUGSBURGER & GICELE MARIA CERVI
Texto publicado:
FANZINE E OFICINA: ARTICULAÇÕES PARA UMA PRÁTICA MOLECULAR EM EDUCAÇÃO
LUIZ GUILHERME AUGSBURGER
Mestrando em Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis, SC – Brasil
GICELE MARIA CERVI
Doutora em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. São Paulo, SP - Brasil
Professora Doutora - Departamento de Educação Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau, SC - Brasil
ALEXANDRE GASPAROTTI NUNES
Professor de Geografia - Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ivan Engler de Almeida” - Bauru - SP
Texto publicado no dossiê:
USO DE SMARTPHONES NA PRÁTICA EDUCATIVA: EXPERIÊNCIA E PROCESSO CRIATIVO
**
DO EDITOR CIENTÍFICO:
WENCESLAO MACHADO DE OLIVEIRA JR
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP – Brasil
Professor Livre-Docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP – Brasil.
Professor Livre-Docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP – Brasil.
Texto de Apresentação:
ESPAÇAMENTOS NA EDUCAÇÃO
"As experimentações e conceitos mobilizados em cada artigo fazem o território educativo oscilar ao ser atravessado por uma dança de projecionistas, um enxame de mapas loucos, um fanzine que se oficina, um bando de alunos com celulares ligados filmando tudo ao seu redor, fazendo da educação e da escola territórios heterotópicos, em metamorfose frequente, habitados por corpos nômades, ambulantes, indignos que, justo por isso, afirmam o direito a olhar."
(Trecho da Apresentação - Espaçamentos na educação)
**
DAS ORGANIZADORAS:
VALÉRIA CAZETTA
Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH, USP.
Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH, USP.
Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC
CLÁUDIA RODRÍGUEZ-PONGA LINARES
Pesquisadora da Universidade de São Paulo - USP
"Nesta proposta de dossiê é apresentado um conjunto de textos, nos quais seus/suas autores/as estão vinculados aos Grupos de Pesquisa em: Culturas Visuais e Experimentações Geográficas (Miragem – USP/EACH) e Geografias de Experiência (UDESC/SC), coordenados, respectivamente, pelas professoras Valéria Cazetta (da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP) e Ana Maria Hoepers Preve (da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED), vinculados à Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. Contamos também com a colaboração de Cláudia Rodriguez Ponga Linares (doutoranda em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP), do grupo Miragem. Ademais, foram convidados também autores/as nacionais e internacionais, cujas pesquisas e escritos possuem aderência com o escopo dessa proposta."
**
Comentários
Postar um comentário