MICROPOLÍTICAS NO CAMPECHE

Com imensa alegria, convidamos à leitura do texto de Maria Helena Lenzi e Valéria Cazetta, publicado na Revista Geousp – Espaço e Tempo:






Resumo
Neste texto, analisamos movimentos micropolíticos de uma parcela da população residente no balneário do Campeche, em Florianópolis-SC, que, de forma organizada e conjunta, questionou o modelo de desenvolvimento econômico e urbano proposto pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Estudamos movimentos de contraposição a ideias, planos e ações que pretendiam transformar o Campeche num espaço modulado a partir de modelos internacionais, sem nenhuma relação com as geografias do balneário. Para tanto, recorremos a uma analítica da formação dos desejos, também entendida como análise micropolítica, por meio da fala de moradores(as) do Campeche e de narrativas construídas pelo órgão do poder público municipal responsável pelo planejamento urbano.


Palavras-chaves: Micropolítica. Planejamento urbano. Produção de desejos. Campeche. Florianópolis-SC.


*

AS AUTORAS:


MARIA HELENA LENZI
Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Doutora em Geografia Humana - Universidade de São Paulo (USP)



VALÉRIA CAZETTA
Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Doutora em Geografia (Organização do Espaço) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Rio Claro, SP 


*








.

Comentários

Postagens mais visitadas