Anatomical Atlases as Cultural Pedagogy of Bodies and the Afterlife of Images [Os Atlas Anatômicos como Pedagogia Cultural e o Pós-Vida das Imagens]


Texto publicado:  
Educação & Realidade


ABSTRACT: Anatomical atlases, as they cast unique physical forms of the human body grounded on an objective coherence between organs and their functions, fulfil the task of maintaining, through anatomical images, a certain idea of body and of subject. Thinking corporeity as a composition of biological and cultural forces, the forms whereby it is presented do not coincide with the biological body or its structuring order, but rather they constitutes an open map, connecting lines that move in the immanence of vital processes. We aim to present, in this text, the atlases as cultural pedagogy, given that, nowadays, all artefacts simultaneously become pedagogical and cultural.

Keywords: Anatomical Atlas; Medical Images; Cultural Pedagogies; Cultural Studies in Education

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Resumo: 
Os atlas anatômicos, ao forjarem formas físicas únicas do corpo humano, partindo de uma coerência objetiva entre os órgãos e suas funções, cumprem a tarefa de manter, via imagens anatômicas, certa ideia de corpo e de sujeito. Ao pensarmos a corporeidade como composição de forças biológicas e culturais, as formas por meio das quais ela é apresentada não coincidem com o corpo biológico nem com sua ordem estruturante, mas, antes, constituem-se como um mapa em aberto, conectando linhas que se movem na imanência dos processos vitais. Objetivamos apresentar, neste texto, tais atlas como pedagogia cultural, dado que, no contexto atual, todos os artefatos tornam-se pedagógicos, ao mesmo tempo em que são culturais.

Palavras-chave: Atlas Anatômico; Imagens Médicas; Pedagogias Culturais; Estudos Culturais em Educação

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Autores: 



Jonathan Mendes Tavares


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Figura: Vesalius, Humani Corporis Fabrica, 1543



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