AS GEOTECNOLOGIAS NA GEOGRAFIA ACADÊMICA E NA GEOGRAFIA ESCOLAR E SEUS DESDOBRAMENTOS EDUCATIVOS / [GEOTECHNOLOGIES IN ACADEMIC GEOGRAPHY AND SCHOOL GEOGRAPHY AND THEIR EDUCATIONAL DEPLOYMENT]


Texto publicado no Boletim Goiano de Geografia, v. 38, n. 2 (2018), publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia vinculado ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA).

O texto está disponível em inglês e português.


Para acessar o texto completo: https://doi.org/10.5216/bgg.v38i2.54612


ABSTRACT
The purpose of this text is to consider the cartographic and remote sensing languages whilst thinking about the composition of a force field that is inseparable from thinking space and corporeity, including its paradoxes. From the perspective of a micropolitical analysis in the deleuzian-guattarian key, elements of symbolic cartography such as scale, projection and symbology are employed to operate with maps and tributary images of remote sensing, aiming to understand space and corporeity in a multi scale way. Thus, we generated crossovers from a micropolitical perspective between diverse educational practices with elementary school students, between 9 and 10 years of age, from elementary education, 4TH Grade, and students from the Science Teacher Education Program (LCN) at the School of Arts, Sciences, and Humanities (EACH) - São Paulo University (USP) in Brazil.

Keywords: Geographical education, Cartography, Remote Sensing, Micro-politics.


RESUMO
O propósito deste texto é pensar com as linguagens cartográfica e do Sensoriamento Remoto a composição de um campo de forças indissociável do pensamento do espaço e da corporeidade, bem como seus paradoxos. Perspectivados desde uma analítica micropolítica, no registro deleuze-guattariano, elementos da cartografia simbólica como escala, projeção e simbologia foram empregados para operar com os mapas e com as imagens tributárias do Sensoriamento Remoto, objetivando compreender o espaço e a corporeidade de modo multiescalar. Assim, produzimos cruzamentos desde uma analítica micropolítica entre práticas educativas junto a escolares do ensino fundamental 1 da educação básica e estudantes de graduação da Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave: Educação geográfica, cartografia, Sensoriamento Remoto, micropolítica.


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A AUTORA:


VALÉRIA CAZETTA 
Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH, USP.


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Boletim Goiano de Geografia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia vinculado ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA).






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