AS NOVE EDIÇÕES DO COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES E SUAS AGONÍSTICAS


Texto publicado no DOSSIÊ LÍVIA DE OLIVEIRA - Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 16, n. 1 (2018). Publicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro, SP - Brasil.


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A AUTORA: 


VALÉRIA  CAZETTA
Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (EACH, USP). Doutora em Geografia (Organização do Espaço) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP Rio Claro, SP - Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Didática da Geografia e Cartografia na Universidad Politécnica de Madrid, e pós-doutorado em educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trabalha na fronteira entre imagens (mapas, fotografias, tatuagens, imagens orbitais, desenhos e produção de narrativas audiovisuais) e educação.

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AS NOVE EDIÇÕES DO COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES E SUAS AGONÍSTICAS

RESUMO: Quatro autores não geógrafos: Adélia Prado, Jorge Luís Borges, Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman; dois diálogos, um com um estudante universitário de geografia e outro com uma professora-geógrafa universitária; e as nove edições do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Eis nosso quebra-cabeça, pois. Nosso intento foi apresentar um plano de composição das agonísticas do campo da cartografia escolar brasileira em suas distintas ambiências, procurando destacar as direções do pensamento dos professores formadores de professores e os ecos desse pensamento na formação de professores de geografia da educação básica. Por meio de dois estudos, concluímos o texto advogando em prol de uma educação geográfica e cartográfica ancorada no procedimento arquivístico. 

Palavras-chave: cartografia escolar, educação geográfica, ensino de geografia, educação.


OF THE NINE EDITIONS OF THE CARTOGRAPHY COLLEGE FOR CHILDREN AND SCHOOLS AND THEIR AGONISTICS

Abstract: Four non-geographers: Adélia Prado, Jorge Luís Borges, Walter Benjamin and Georges Didi-Huberman; two dialogues, one with an university student of geography and another one with an university geographer professor; and the nine editions of the Colloquium of Cartography for Schoolchildren. Here are our puzzle, therefore. Our intention was to present a composition plan of the agonists of the field of brazilian school cartography, in its different ambiences, trying to highlight the directions of the teachers thinkings whom graduate other teachers and the echoes of that thought in the formation of geography teachers of basic education. Through those two studies we conclude the text, advocating for a geographic and cartographic education anchored in the archival procedure.

Keywords: school cartography, geographic education, geography teaching, education.






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